
Indicação: 8º ano do Ensino Fundamental
Formato: videoaulas
Direção: Jacyra Lucas
Apresentação: Clayton Botas, professor de Matemática
Série de videoaulas de revisão dos conteúdos de Matemática para alunos do 8º ano com o professor Clayton Botas, do Ginásio Carioca Rivadávia Corrêa (1ª CRE), no Centro. No final de cada aula são propostos exercícios de fixação que serão corrigidos no início da aula seguinte.
Fatoração por agrupamento de um trinômio quadrado perfeito, relação com os produtos notáveis e como reconhecer se um trinômio é um quadrado perfeito.
Fatoração da diferença de dois quadrados, pela relação entre esta e o produto notável, como operações inversas. Como reconhecer se um termo é um quadrado perfeito.
Como fazer fatoração por agrupamento, como realizar este tipo de operação e a aplicação dela em problemas geométricos e aplicados.
O que é fatoração, a definição do fator de uma expressão algébrica, como aplicar a fatoração dos fatores comuns aos termos de uma expressão e o que é fator comum em evidência.
Como a Geometria auxilia a encontrar uma expressão mais simples para o produto notável, o desenvolvimento algébrico e a aplicação também para o cálculo de multiplicações numéricas.
Outro tipo de produto notável: o quadrado da diferença de dois termos. Como desenvolver a expressão de forma algébrica e a aplicação para o cálculo de alguns quadrados de números.
O que são e como calcular produtos notáveis, o que é o quadrado da soma, a propriedade distributiva e o pensamento geométrico que pode ser relacionado.
Como achar o valor numérico de uma expressão algébrica, como substituir valores em expressões algébricas para encontrar um resultado numérico em cada situação. Números negativos e números nas formas decimal e fracionária.
Como efetuar operações com variáveis, redução de semelhantes e operações com coeficientes.
Como achar uma expressão algébrica a partir de uma situação-problema; a representação de quantidades desconhecidas ou variáveis por meio de letras, chamadas de incógnitas ou variáveis.
Cálculo do número de diagonais de polígonos com pequenas quantidades de lados e em polígonos com quantidade de lados desconhecida, representada por uma variável.
A soma dos ângulos internos de um polígono, a medida do ângulo interno de um polígono regular e a nomenclatura de alguns polígonos.
O cálculo da área de polígonos mais complexos, como triângulos e paralelogramos. A construção das áreas do paralelogramo e do triângulo a partir de retângulos.
Conceitos de área e superfície e as unidades de medida empregadas. Como calcular a área de retângulos, quadrados e de outros polígonos.
Unidades de medida de comprimento ou unidades métricas. Múltiplos e submúltiplos das unidades de medida, como metro, centímetro e quilômetro, e as relações entre as três unidades.
Os sinais < e >, a comparação de números reais por meio dos símbolos de “maior que” e “menor que” e como fazer a comparação de dois números racionais.
Como fazer o arredondamento de números racionais e irracionais.
Revisão dos conteúdos sobre as dízimas periódicas e os números irracionais, números que não possuem representação fracionária.
O que é a fração geratriz; como encontrar a forma fracionária de um número com forma decimal infinita.
A forma decimal e a forma fracionária de um número racional, as dízimas periódicas e como encontrar a forma fracionária a partir de um número na forma decimal.