Ficha Técnica

Indicação: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Formato: dramaturgia
Consultoria: Ivan Santos Oliveira Júnior e Franklin David Rumjanek, do Instituto Ciência Hoje
Roteiro: Wladimir Weltman
Direção: Marcela Amaral

Como É Que É?
2015
Ciências
Curriculares
Fundamental II
Séries

Situações do cotidiano e a realização de experimentos mostram, na prática, conceitos de ciências físicas, químicas e biológicas, estimulando, assim, o desenvolvimento do espírito investigativo e científico.

Episódios
Vendo às claras com luz negra

Os efeitos dos raios ultravioleta do sol em uma experiência com prendedores de cabelo e filtro solar. Os efeitos da luz negra e os usos no dia a dia.

Que corpão!

Os segredos e as curiosidades do sistema nervoso do corpo humano. Como fazer um estetoscópio caseiro para conferir a eficiência do coração e pulmões.

Pode ser a gota d`água

A história da criação da Floresta da Tijuca e a relação dela com os recursos hídricos no Rio de Janeiro. Ações para evitar o desperdício e estimular a preservação da água.

Isso faz sentido

Os cinco sentidos do corpo humano. Audição, visão, tato, olfato, paladar e como eles se relacionam.

 

O mar não tá pra peixe

A poluição atmosférica, a poluição ambiental e os efeitos no planeta. Como verificar a qualidade da água e as consequências de óleos e detritos industriais na fauna e na flora.

É coçando que se aprende

A diferença entre bactérias e fungos, as infecções causadas por ambos e o que os micro-organismos têm de bom e de ruim.

O pão mofou

Os fungos nos alimentos, aqueles que nós podemos consumir e os que nos fazem mal. As microtoxinas do mofo e as ações dos conservantes.

Pode vir quente que eu estou fervendo

Conceitos de temperatura e pressão, transformação da matéria, capacidade térmica da água e como os átomos e moléculas se agitam com o aumento da temperatura.

Uma dupla dinâmica

As leis da dinâmica de Isaac Newton, conceitos de mecânica, a força centrífuga, o princípio da inércia e outros conceitos da Física.

O primeiro passo

A importância do atrito e como a força dele age na água e no ar. Uma experiência com paraquedas e a força de resistência.

O tal do Ph

A definição de pH, as diferentes medidas da acidez de soluções aquosas e o que é a escala de pH.

 

Osmose é grego para mim

O movimento da água por membranas semipermeáveis que permitem a passagem de suas moléculas, em um fenômeno conhecido como osmose.

Tomatinhos explosivos

O conceito de capilaridade, tendência que os líquidos apresentam de subir em tubos capilares ou de fluir através de corpos porosos, causada pela tensão superficial.

Fotossíntese não é selfie

O processo, chamado de fotossíntese, que utiliza luz solar, água e gás carbônico para produzir carboidratos e oxigênio.

Ih! Deu bolo

As propriedades da fermentação, as diferenças entre o fermento químico e biológico e a ação dos fungos.

Chocante!

Como os para-raios protegem os edifícios de descargas elétricas; os fenômenos atmosféricos, como raios, e o que é energia estática.

Desligando geral!

Redução do consumo de energia por eletrodomésticos, consumo sustentável e fontes de energia hidroelétrica, termoelétrica, eólica, solar e nuclear.

Natureza iluminada

As ondas eletromagnéticas que nossos olhos podem ver, as diferentes frequências das ondas, os conceitos de ultravioleta e infravermelho.

Isso me atrai

O que é magnetismo, como funciona a interação da matéria com campos magnéticos e como construir o seu próprio ímã.

Paradoxal

A teoria da relatividade e como medir a velocidade da luz em um experimento envolvendo uma barra de chocolate e um forno de micro-ondas.