Ficha Técnica

Indicação: 8º ano do Ensino Fundamental
Formato: videoaulas
Direção: Guilherme Reis
Apresentação: Diego Knack, professor de História

Tempo de Estudar – História – 8º Ano
2017-2019
Curriculares
Fundamental II
História
Séries

Com o auxílio de uma edição ágil e divertida, o professor Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), no Jardim Guanabara, revisa os conteúdos de História do 8º ano. Contextualização de fatos históricos, a relação entre passado e presente e muito mais.

Episódios
Aula 17 – Imigração no Brasil no Segundo Reinado

O estímulo à imigração como forma de suprir a demanda por mão-de-obra após o fim do tráfico negreiro; o desejo de "embranquecimento" da população brasileira; as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes.

Aula 16 – O lento processo da abolição da escravidão no Brasil

Mudanças culturais e econômicas no Brasil e no mundo que tornaram a escravidão questionável; as leis abolicionistas; o interesse das elites na manutenção da escravidão.

Aula 15 – Brasil: 388 anos de escravidão

A experiência e os efeitos da escravidão no Brasil; características próprias da escravidão praticada nas Américas; a importância dos africanos e afrodescendentes na construção do país.

Aula 14 – O país do café: a economia cafeeira no Segundo Reinado

A importância do café na economia brasileira durante o século XIX; as elites cafeicultoras; a Lei Eusébio de Queiróz; o surgimento da mão-de-obra imigrante.

Aula 13 – O Brasil romântico: política e cultura no Segundo Reinado

A influência dos cafeicultores na política nacional; liberais e conservadores; a construção da identidade nacional; o Romantismo no Brasil.

Aula 12 - Independência ou morte? O processo de independência do Brasil

A Revolta do Porto; o retorno de D. João VI a Portugal e a permanência de D. Pedro no Brasil; os interesses da elite brasileira na independência; o grito do Ipiranga e os conflitos pós-independência.

Aula 11 - A corte portuguesa no Brasil

O Bloqueio Continental e a vinda da corte portuguesa para o Brasil; as relações entre Inglaterra e Portugal; as mudanças no Rio de Janeiro devido à presença da Família Real e a abertura dos portos.

Aula 10 – Independência da América Espanhola

A relação do iluminismo com os processos de independência na América Espanhola, quem foi Simón Bolívar, a elite criolla e as razões para as guerras de independência.

Aula 09 – Era napoleônica

O terceiro momento da Revolução Francesa: o Diretório. A ascensão de Napoleão Bonaparte e o golpe do 18 Brumário. A coroação de Napoleão como Imperador da França e a expansão do império francês. As guerras contra a Inglaterra, as derrotas do exército francês e o Congresso de Viena.

Aula 08 – Revolução Francesa

A França durante a revolução. A Assembleia Nacional Constituinte e a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, quem foram os Girondinos, Jacobinos e Montanha. O segundo momento da Revolução Francesa conhecido como Convenção Nacional.

Aula 07 – Pré-revolução francesa

O contexto social da França antes da revolução. Os três estados da sociedade francesa, a Guerra dos 7 anos, a Assembleia dos Estados Gerais e muito mais para entender as causas da Revolução Francesa.

Aula 06 – Revolução industrial

O contexto social e tecnológico da Inglaterra do século XVIII que possibilitou o surgimento das primeiras indústrias e as consequências da Revolução Industrial.

Aula 05 – Revoluções inglesas

As causas e as consequências das revoluções inglesas do século XVII, que criaram as condições para a Revolução Industrial.

Aula 04 – Revoltas anticoloniais

Conheça as motivações e inspirações que deram origem a revoltas anticoloniais no Brasil do século XVIII, em especial a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Aprenda também algumas semelhanças e diferenças entre esses dois movimentos.

Aula 03 – Ouro! A sociedade mineradora na América portuguesa do século XVIII

A descoberta de ouro no Brasil no fim do século XVII e seus efeitos sobre a organização da colônia portuguesa ao longo do século XVIII.

Aula 02 – Independência das 13 Colônias dos EUA

Os Estados Unidos foram a primeira colônia da América a se separar do domínio dos europeus. Depois dela, muitas outras tentaram o mesmo, modificando profundamente a organização do mundo nos séculos XVIII e XIX. Neste episódio, você vai aprender mais sobre esse evento histórico.

Aula 01 – Iluminismo

Saiba um pouco mais sobre o Iluminismo e conheça os principais pensadores franceses que fizeram parte desse movimento europeu: Montesquieu, Voltaire e Rousseau.