Ficha Técnica

Formato: pílulas informativas

Indicação: escola e sociedade

Rio contra o Corona
2020
Cidadania
Educação e Saúde
Saúde
Séries

Saiba mais sobre o que é coronavírus, informações sobre sintomas e prevenção e outros temas relativos ao combate ao avanço da Covid-19 e ações da Prefeitura do Rio, especialmente os relacionados à comunidade escolar. Mais informações podem ser encontradas no site riocontraocorona.rio.

Episódios
Confecção de Face Shields

Neste vídeo, Marco San, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, fala sobre a iniciativa das Naves do Conhecimento para a confecção de máscaras de proteção para os profissionais de saúde a partir de impressoras 3D.

Solidão no isolamento

Neste vídeo, o psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, dá dicas para minimizar a sensação de solidão durante o período de combate ao coronavírus.

Saúde do corpo e da mente

Confira as dicas do psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, sobre como cuidar da saúde do corpo e da mente em dia durante o período de combate ao coronavírus.

Idosos que vivem sozinhos

Confira as dicas do psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, sobre como lidar com idosos que moram sozinhos neste período de combate ao coronavírus.

Isolamento social

No vídeo, o psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, aborda as mudanças causadas pelo isolamento social na nossa rotina e nas nossas relações interpessoais.

Ações solidárias

O psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, comenta a necessidade da construção de ações solidárias para atender pessoas em situações vulneráveis.

Isolamento para quem mora sozinho

Confira as dicas do psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, sobre este momento de isolamento social para as pessoas que moram sozinhas.

Quando e onde procurar ajuda?

O psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, fala sobre quando procurar ajuda em casos de ansiedade e lembra que, neste momento, o melhor é buscar as clínicas da família ou centros de atenção psicossocial.

Profissionais que não podem parar

O psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, fala sobre como apoiar os familiares que são profissionais de saúde e todos que não podem parar de trabalhar.

Como lidar com a perda?

Como lidar com a perda? O psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, fala sobre o grande desafio de lidar com a perda e abordar esse tema com as crianças.

Crianças e adolescente confinados

O psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, aborda os desafios de construir uma maneira de ajudar as crianças e adolescentes que estão vivendo este momento de restrição e isolamento social.

Relações familiares

Como lidar com as relações familiares neste período de isolamento social? No vídeo, veja as dicas do psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes.

Confinamento com muitas pessoas

O psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, dá dicas para lidar melhor com o momento de isolamento social em casas com muitas pessoas.

Como lavar as mãos

O cuidado redobrado com a higiene é uma das medidas fundamentais para evitar o coronavírus. No vídeo, confira dicas para lavar as mãos corretamente.

Vacinação

A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, fala sobre a campanha de vacinação contra a gripe e a importância de se prevenir.

Leitos hospitalares

Nem todos os casos do novo coronavírus são graves. Segundo a coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, cerca de 20% dos casos vão necessitar de internação. No vídeo, ela fala, também, sobre as ações para receber os pacientes nos hospitais do Rio de Janeiro.

Atividades físicas

É possível praticar atividades físicas durante o período de isolamento social? A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, recomenda evitar realizar atividades ao ar livre.

Animais domésticos

A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, explica que os animais domésticos como gatos e cachorros não transmitem o novo coronavírus.

Sabão ou álcool gel?

Sabão ou álcool em gel? A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, fala sobre quando usar o álcool em gel e quando lavar as mãos com água e sabão.

A cura

A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, explica que uma pessoa é considerada curada do novo coronavírus quando não apresenta mais os sintomas.

Fake news

No se deixe levar por fake news! No vídeo, a coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, destaca que ainda não existe vacina para o tratamento ou prevenção do coronavírus.

Mente sã

Confira dicas e ideias para manter a manter a mente sã durante o período de afastamento social com a coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann.

Isolamento social

Qual é a importância do isolamento social no combate ao novo coronavírus? A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, destaca que o isolamento social tem como objetivo diminuir a curva de contágio pelo novo coronavírus

Solidariedade

A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, explica como é possível ajudar vizinhos e pessoas idosas neste período de isolamento social.

Diagnóstico

Quem pode fazer o teste que diagnostica o novo coronavírus? De acordo com a coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, este teste é, no momento, indicado somente para pacientes em estado grave.

Curva de contágio

A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, fala sobre a curva de contágio de um vírus.

Quando ir ao médico?

A infecção pelo novo coronavírus provoca, na maioria dos casos, um quadro similar a um resfriado ou a uma gripe. No vídeo, a coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, explica em quais casos é necessário que a pessoa com sintomas da doença vá ao hospital.

Animação Rio contra o Corona

A covid-19 faz parte de uma família de vírus que causa desde gripes leves até doenças respiratórias graves, especialmente naqueles que fazem parte do grupo de risco. Por isso, é essencial seguir as orientações de prevenção, como lavar sempre as mãos e evitar contato físico.

Quem deve sair?

A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Guttmann, explica quem pode sair de casa durante o combate ao novo coronavírus.

Cuidados com idosos

A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Guttmann destaca que, quando há idosos em casa, os cuidados com a higiene devem ser redobrados e o isolamento social deve ser respeitado com extremo rigor nesses casos.

Cuidados em família

Em casas muito habitadas, onde não há espaço para manter a distância das outras pessoas, o foco deve ser na higiene. Veja as dicas da coordenadora técnica da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Guttmann para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Higiene redobrada

A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Guttmann, enfatiza a importância de redobrar o cuidado com a higiene antes e depois de ir à rua para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Aulas suspensas

Uma das medidas tomadas pela Prefeitura do Rio para reduzir a possível propagação do novo coronavírus é a suspensão das aulas nas escolas da Rede. Durante esse período, é importante que os estudantes fiquem em casa. Veja o recado da coordenadora técnica de Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann.

O que é?

Você sabe o que é o novo coronavírus? Neste vídeo, a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, explica a origem da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Prevenção

Como se prevenir contra o avanço do novo coronavírus? A coordenadora técnica de Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, fala sobre a importância de higienizar superfícies para evitar a proliferação da doença e dá um passo a passo de como lavar corretamente as mãos.

Informe-se bem

A SMS-Rio faz o alerta: não se deixe levar por fakenews! A coordenadora técnica de Vigilância em Saúde da SMS-Rio, Patrícia Guttmann, ressalta a necessidade de que as pessoas se informem em fontes confiáveis para fazer parte do combate ao avanço do coronavírus/Covid-19.

Sintomas

Apesar de provocar um quadro respiratório similar ao da gripe, com coriza e obstrução nasal leve, o novo coronavírus pode provocar, em quadros graves, pneumonia e febre alta. Veja, no vídeo, as orientações da coordenadora técnica de Vigilância em Saúde da SMS-Rio, Patrícia Guttmann.

Grupos de risco

Você sabe quais são os grupos de risco do novo coronavírus? Além dos idosos, pessoas com imunidade debilitada, diabéticos e transplantados também são mais vulneráveis à doença.

Transmissão

Como é a transmissão do coronavírus? No vídeo, a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde da SMS-Rio, Patrícia Guttmann, explica as formas de transmissão e reforça a necessidade de manter sempre a higiene no combate ao avanço da Covid-19.

Quarentena

Mesmo sem apresentar sintomas, a pessoa infectada pelo novo coronavírus pode transmitir a doença. Neste vídeo, a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde da SMS-Rio, Patrícia Guttmann, fala sobre a importância da quarentena para evitar a proliferação do novo coronavírus. 

Notificação compulsória

Todo caso de infecção pelo novo coronavírus é de notificação compulsória nos serviços de saúde. No vídeo, a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde da SMS-Rio, Patrícia Guttmann, explica esse protocolo.