Ficha Técnica

Indicação: 5º ano do Ensino Fundamental

Formato: videoaulas

Direção: André Glasner

Roteiro: Adriana Passos

Apresentação: Heitor Oliveira, professor de Matemática

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
2019
Curriculares
Fundamental I
Matemática
Séries

Videoaulas com conteúdos de Matemática para o 5º ano do Ensino Fundamental apresentadas pelo professor Heitor Oliveira. Os episódios abordam as habilidades curriculares com leveza e com o auxílio de elementos visuais e cenográficos. O objetivo é estimular o interesse dos alunos e propiciar sua identificação com os temas abordados na série, tornando o aprendizado mais eficiente.

Episódios
Números racionais na forma decimal

Como somar números decimais; unidades, décimos e centésimos; a subtração de números decimais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados de adição ou subtração.

Multiplicação e divisão com números naturais

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de divisão e multiplicação. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano: D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

Adição e subtração com números naturais

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de adição e subtração. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

Área de figuras planas em malha quadriculada

A definição de área e como calcular a área de figuras planas em malha quadriculada. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

O que é fração?

O que são frações; como uma fração pode representar porcentagem, números decimais e figuras divididas em partes iguais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

Problemas com porcentagem

Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%.

Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:
D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

Cálculo do perímetro na malha quadriculada

Definição, cálculo e utilidade do perímetro.

Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:
D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Unidades de medida de tempo

A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos.

Atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:
D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

Números racionais na reta numérica

Localização de números inteiros e decimais em uma reta numérica; identificação de retas numéricas no cotidiano; leitura de temperatura no termômetro.

Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:
D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.

Direita ou esquerda: vamos nos localizar!

Localização e referencial; leitura de mapas; pontos cardeais e rosa dos ventos.

Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:
D1 – Identificar a localização e a movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.