Indicação: 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental

Curriculares
Língua Portuguesa
Séries

A série estimula o pensar, o ler e o produzir leituras por meio de múltiplas linguagens que transformam o aprendizado em uma atividade divertida.

Episódios
Ponto e contraponto

Coerência, coesão e conexão textuais. Ideias de continuidade, a sequência lógica dos fatos e os termos que auxiliam a unidade do texto.

De palavras e imagens se faz o mundo

A linguagem verbal e não verbal, formal e informal; o que é discurso direto e indireto. As características da linguagem dos quadrinhos

Decifra-me ou te devoro

O que é polissemia, os conceitos de denotação e conotação. As figuras de linguagem e seus usos no dia a dia.

Conexão & Cia

Contadores, cantadores e encantadores

O ofício de contar histórias, a literatura popular e de cordel. A poesia e as principais características de um poema.

De ponto em ponto, se faz um conto

A estrutura e as características do conto e da crônica, a dramaturgia e grandes autores brasileiros.

Magias, risos e verdades

Os contos de fadas, o humor, verdades e fantasias. As origens dos contos de fadas e as adaptações modernas.