ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"Guia do Usuário"
Executar nova busca
Ordenado por:
SÉRIES
Quadrinhos Guia Prático
Apresenta os principais passos para o desenvolvimento de uma história em quadrinhos: uso de balões e letras, tempo de narrativa, tipo de texto e enquadramento.
Digitalmente – segunda temporada
Na segunda temporada de Digitalmente, cada episódio apresenta personagens reais que vivem, na prática, os temas da temporada original. É a jornada do usuário protagonista, problematizando os conceitos, vivenciando e superando os desafios e obstáculos cotidianos em um mundo físico sendo mediado, o tempo todo, pelas tecnologias de comunicação e informação digitais.
Palácios da Cidade
Uma visita guiada aos palácios da cidade do Rio. História, arquitetura, estilo, acervo, curiosidades, horário de funcionamento e outras informações sobre esses prédios monumentais, que datam, em sua maioria, do Brasil Império.
Ideias e Caminhos – Histórias em Quadrinhos
Com base na publicação Quadrinhos Guia Prático, explora as diversas etapas da produção de HQs por alunos.
Megassaudável
Transformações físicas, emocionais e comportamentais; a busca pela identidade adulta; saúde; sexualidade; e violência são alguns dos temas tratados na série televisiva. Os apresentadores Adassa Martins e Marcos Guian comandam os programas no estúdio e nas escolas. Especialistas respondem às questões levantadas e dão orientações. Consultoria da série: Albertina Duarte, mestre e doutora em Ginecologia e Ginecologia da Adolescência; Viviane Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ; e Aline Bressan, gerente do Programa de Saúde Escolar da SMSDC.        
Rede Criativa
Visitas guiadas pelos próprios alunos às suas escolas mostram os espaços das unidades e os projetos desenvolvidos ali.
Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023
A Jornada Pedagógica de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023 acontece de 1º a 3 de fevereiro com materiais para estudo, reflexão e debate para a dinâmica das atividades a serem desenvolvidas nas unidades escolares.
CONTEÚDOS
audio
O guia alimentar brasileiro T2 EP5

O guia alimentar brasileiro T2 EP5

24/09/2020

O programa vai dissecar o Guia alimentar para a população brasileira, considerado um dos mais completos da atualidade e elogiado pela comunidade científica em todo o mundo. O principal objetivo do guia é oferecer à população informações confiáveis sobre alimentação saudável e também sobre a prevenção de doenças crônicas, como obesidade e diabetes, por meio das melhores escolhas alimentares. Vamos mostrar que o guia serve também para subsidiar políticas públicas, programas e ações que incentivem, protejam e promovam a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população.Temas que o guia traz, como a escolha dos alimentos, o ato de comer e até os obstáculos que impedem uma boa alimentação são abordados no programa. Apresentação: Patrícia Costa Convidados:Michelle Teixeira  –  mestre e doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental, com especialização em Nutrição Clínica, professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Tem experiência na área de nutrição materno-infantil.Daniela Silva Canella  –  mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública, professora no Departamento de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisadora científica no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo (USP). Vanessa Schottz Rodrigues  –  doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e mestre em Saúde Pública. Professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, e professora colaboradora na Unirio. É pesquisadora no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN). Participações por áudios gravados:•    Michele Bento  –  nutricionista funcional e materno infantil •    Aline Barbosa  –  moradora do Méier, no Rio de Janeiro•    Andréa Santiago  –  moradora do Rio de Janeiro Gravado de forma remota por meio de ferramentas de reunião virtual. Saiba mais: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/ouca/webradio/16583-o-guia-alimentar-brasileiro

Ouvi Falar

texto
O guia alimentar brasileiro - mais informações

O guia alimentar brasileiro - mais informações

24/09/2020

O Guia Alimentar para a população brasileira é considerado um dos mais completos da atualidade e elogiado pela comunidade científica em todo o mundo. Vamos mostrar que o guia serve não só para ajudar as pessoas a fazer escolhas alimentares saudáveis como também para subsidiar políticas públicas, programas e ações que incentivem, protejam e promovam a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população adulta e infantil. ConvidadosMichelle Teixeira  –  mestre e doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental, com especialização em Nutrição Clínica, professora na Unirio. (http://lattes.cnpq.br/5798390719855026)Daniela Silva Canella  –  mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública, professora no Departamento de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisadora científica no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo (USP). (http://lattes.cnpq.br/3074020679309873)Vanessa Schottz Rodrigues  –  doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e mestre em Saúde Pública. Professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé e professora colaboradora na Unirio. É pesquisadora no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN). (http://lattes.cnpq.br/7905415948763606) Participações por áudios gravadosMichele Bento  –  nutricionista funcional e materno infantil @nutrimichellebentoAline Barbosa  –  moradora do Méier, no Rio de JaneiroAndréa Santiago  –  moradora do Rio de Janeiro Série aquela Conversahttp://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/10214-comida-de-verdade Série Saúde é Vidahttps://www.youtube.com/watch?v=VbTh7WXnP80 Plataformas digitais da MultiRioPortal: http://multirio.rj.gov.br/Assista MultiRio: http://www.multirio.rj.gov.br/assista/Canal Multirio no Youtube: https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSMEFacebook: https://www.facebook.com/MultiRio/?epa=SEARCH_BOXInstagram: https://www.instagram.com/multirio_oficial/Twitter: https://twitter.com/MultiRio Plataformas digitais da UnirioNúcleo de Imagem e Som – NIS:  http://www.unirio.br/nisCanal Unirio-NIS no YouTube: https://www.youtube.com/user/nisunirio/featurede-mail: podcast@unirio.br Instagram: https://www.instagram.com/unirio_oficial/Twitter: https://twitter.com/UNIRIO_Oficial O podcast Ouvi Falar é uma coprodução da MultiRio e da Unirio Ficha técnica MultiRioApresentação e roteiro: Patrícia CostaDireção: Ricardo BritoProdução: Bruno RibeiroProdução musical e sonoplastia: Ian Murray Ficha técnica UNIRIO Coordenação: Camila Silvestre e Carol Carpintéro 1ª temporadaCuradoria e pesquisa: Natascha KrepskyApoio à pauta e roteiro: Rodrigo GoulartAssistente de produção: Clarissa Naveira2ª temporadaCuradoria e pesquisa: Anderson TeodoroApoio à pauta e roteiro: Norma Nascimento e Rodrigo GoulartEstagiária: Larissa Santiago

Ouvi Falar

texto
— <em>Guia metodológico para mapas críticos e participativos</em>

Guia metodológico para mapas críticos e participativos

16/06/2021

Publicação sistematiza formação desenvolvida pelo coletivo Quebrada Maps na periferia de São Paulo.

Reportagens

texto
Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos

Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos

17/12/2019

A 1ª Campanha de Prevenção da Obesidade Infantil disponibiliza orientações nutricionais.

Reportagens

texto
Primeiros guias de viagem sobre o Rio

Primeiros guias de viagem sobre o Rio

28/06/2016

Voltados para o público estrangeiro, eles impulsionaram o turismo na cidade. Atrações foram mudando com o passar do tempo.

Reportagens

video
Matrícula 2019 - Guia passo a passo

Matrícula 2019 - Guia passo a passo

26/11/2018

Veja as instruções de como utilizar o site matricula.rio e efetivar a inscrição de estudantes para o ano letivo de 2019.

Campanhas

texto
Boto-cinza (<em>Sotalia guianensis</em>)

Boto-cinza (Sotalia guianensis)

22/09/2016

Animal-símbolo do Rio de Janeiro, integra o brasão oficial da nossa cidade. Quase sempre é brincalhão e aprecia a companhia humana.

Bichos do Rio

pdf
Quadrinhos Guia Prático

Quadrinhos Guia Prático

29/08/2016

Apresenta os principais passos para o desenvolvimento de uma história em quadrinhos (HQ). Possibilita que os alunos exercitem sua criatividade e expressem ideias.

De letra!

pdf
Quadrinhos Guia Prático

Quadrinhos Guia Prático

10/08/2011

Apresenta os principais passos para o desenvolvimento de uma história em quadrinhos (HQ). Possibilita que os alunos exercitem sua criatividade e expressem ideias.

Quadrinhos Guia Prático

video
Histórias para ouvir - Audiolivros

Histórias para ouvir - Audiolivros

05/10/2023

O #educa fala do poder dos audiolivros. Flavia Lobo conversa com a Maria Carvalhosa, escritora e criadora da Supersônica, editora de audiolivros, que está no estúdio acompanhada do Café, seu inseparável cão-guia.

#educa

texto
Uso e abuso de álcool - Recursos para ações educativas

Uso e abuso de álcool - Recursos para ações educativas

19/04/2017

Os efeitos do abuso de álcool no cérebro dos adolescentes; fatores de risco e proteção; a importância da família e da escola; o papel das Clínicas da Família e dos Centros de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Drogas (CAPSad). Convidados: Rogério Ferreira, enfermeiro e diretor do CAPSad III Antônio Carlos Mussum (RJ); Cláudia de Paula, psicóloga e diretora do CAPSad III Paulo da Portela (RJ); Juliana Copetti, psiquiatra. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica da SMS-Rio e consultora da MultiRio.

Aquela Conversa

texto
As missões religiosas e a ocupação territorial do Vale Amazônico

As missões religiosas e a ocupação territorial do Vale Amazônico

25/08/2016

Com os nativos guiando as incursões na floresta, as missões e os fortes foram fundamentais para a colonização do Vale Amazônico...

Ocupação do extremo norte

texto
Comida de verdade - Recursos para ações educativas

Comida de verdade - Recursos para ações educativas

19/07/2016

Os mitos relacionados às comidas saudáveis; alimentos naturais e processados; a importância da culinária caseira e das refeições em família; as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde. Convidados: Jorginete Damião, professora do Instituto de Nutrição da Uerj; Juliana Dias, jornalista e pesquisadora na área de Comunicação, Alimentação e Cultura; e Irma Maria Ferreira, agricultora da Feira Agroecológica de Campo Grande. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica e professora.

Aquela Conversa

texto
Política externa joanina: Questão de Caiena

Política externa joanina: Questão de Caiena

03/07/2016

D. João considerou nulos os tratados assinados com a França e ocupou a Guiana Francesa, incorporando-a aos seus domínios...

A corte no Rio de Janeiro

texto
Canudos: Exército contra camponeses em nome da República

Canudos: Exército contra camponeses em nome da República

04/01/2016

Em um povoado no sertão da Bahia, em 1893, a população seguia a figura emblemática de Antônio Conselheiro.

Reportagens

texto
Conheça o novo Portal MultiRio

Conheça o novo Portal MultiRio

26/11/2015

O novo layout possui menu simplificado e proporciona uma nova experiência multimídia ao usuário. Saiba mais!

Notícias