FILTROS
Executar nova busca
Ordenado por:
texto
Aprendendo a pensar sobre quem somos

05/08/2014

Neste artigo, Andrea Ramal discute a importância de a criança refletir sobre sua própria identidade, quando aprende a se conhecer e, também, a questionar a realidade ao seu redor.

Tempo de família

15/08/2011

A família como espaço de proteção, de pertencimento. A filiação na construção de quem somos. A rede de laços afetivos que sustenta a vida. Entrevistadas: Samantha Mendes, jornalista; e Ilana Strozenberg, antropóloga.

Tempo e Movimento

Somos artistas

13/08/2021

Neste episódio, Amanda Vitória, que estuda na Escola Municipal Professora Lavínia de Oliveira Escragnolle Dória, apresenta a poesia da professora de Educação Física Silvia Nara Pires, que atua na Escola Municipal Victor Hugo. Um texto que destaca a versatilidade, o valor e a importância dos artistas para a Humanidade. Poema: Somos Artistas.

Conversas Poéticas

Quem deve sair?

31/03/2020

A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Guttmann, explica quem pode sair de casa durante o combate ao novo coronavírus.

Rio contra o Corona

Quem foi Francisco Cabrita, engenheiro e professor

23/02/2021

Importante figura no campo da Educação no início da República, ele dá nome a uma escola na Tijuca.

Patronos das Escolas Municipais

Somos feitos de estrelas

26/12/2016

Quando Lenine canta: "Eu sou feito de resto de estrelas", ele não está sendo apenas poético, mas estritamente científico.

Reportagens

No mundo dos algoritmos, quem escolhe o quê?

17/11/2022

O que são algoritmos, como eles definem nossas escolhas, como pesquisar considerando este mecanismo e quais perspectivas ele nos aponta. Participa deste episódio André Miceli, professor de Gestão de Tecnologia e Modelos de Negócios Digitais na Fundação Getúlio Vargas (FGV), fundador e diretor executivo da Infobase, além de CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil.

Digitalmente – primeira temporada

Compartilhando caminhos com quem veio antes ou virá depois da gente

19/05/2022

Mesa de encerramento com a paticipação de Tânia Almeida, Filipe Luiz, Pedro Machado, Lissana Santos, Aira Bruno e Daniel Kreuger.

Por dentro do Fundamental II

Educação integral: somos todos iguais?

19/05/2022

Roda de conversa IV. Participação: Anielle Franco, Elen Ferreira, Pâmela Carvalho e Sinara Rubia.

Por dentro do Fundamental II

Professor de quem? Professor de quê?

19/05/2022

Mesa temática II. Convidado: Ailton Krenak.

Por dentro do Fundamental II

Quem sabe? Quem ensina? E quem aprende?

19/05/2022

Roda de conversa I. Participação: Mônica Ancieto, Manuella Balduino, Bárbara Vouto e Thayla dos Anjos.

O legado de Paulo Freire para quem ousa alfabetizar

25/10/2021

Com Lutgardes Freire, coordenador dos Arquivos de Paulo Freire e do Instituto Paulo Freire; Angela Biz Antunes, diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire; e Luiza Alves, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFRRJ).

IX Semana de Alfabetização (2021)

Quem foi Mestre Bimba, criador da capoeira regional

23/11/2020

Representante da cultura afro-brasileira, Manoel dos Reis Machado deixou como herança o respeito da sociedade pela capoeira.

Quem foi Clara Camarão, heroína indígena brasileira

13/10/2020

Clara Camarão liderou batalhão feminino durante as invasões holandesas e tem seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

Davi Kopenawa Yanomami:

Davi Kopenawa Yanomami: "luto para que a floresta fique de pé porque somos a floresta"

04/09/2020

Conheça as ideias do líder yanomami que defende a Amazônia e os povos que nela vivem

Reportagens

Isolamento para quem mora sozinho

06/05/2020

Confira as dicas do psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, sobre este momento de isolamento social para as pessoas que moram sozinhas.

Rio contra o Corona