O cigarro mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Desses 8 milhões de pessoas, 7 milhões dessas mortes são causadas pelo uso do cigarro. Cerca de 1,2 milhões de pessoas não-fumantes morrem por serem expostas ao fumo passivo. Os fumantes podem perder 10 anos de vida por conta do cigarro.
Para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu, em 1987, o dia 31 de maio como o "Dia Mundial sem Tabaco".
O cigarro é uma droga lícita no Brasil, ele é constituído por diversas substâncias, entre elas há muitas cancerígenas. Ele pode causar câncer no pulmão, no rim, no colo do útero, no esôfago, bexiga, pâncreas, entre outros... O hábito de fumar aumenta em 40 vezes a chance de desenvolver câncer no pulmão. Entre 80% e 90% dos casos de câncer no pulmão estão associados ao consumo do cigarro.
Além do cigarro feito com tabaco, o cigarro eletrônico também apresenta altos riscos por possuir substâncias tóxicas. Podem causar doenças respiratórias, como enfisema pulmonar e a bronquite crônica, doença cardiovascular, câncer e dermatite. Além disso, o uso do cigarro eletrônico equivale a mais de 20 cigarros convencionais.
A próxima edição do Se Liga, Barão trará uma matéria sobre a data.