Logotipo da MultiRio
ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
busca
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ciência e Tecnologia Cultura Educação Esporte G20 Meio Ambiente Rio Saúde
"Ya temi xoa!": Coletivo de Alunos Antirracismo (CALAR) realiza palestra sobre os povos originários a partir do samba-enredo do Salgueiro
No dia doze de março, o Coletivo de Alunos Antirracismo (CALAR) da Escola Municipal Nelson Rodrigues realizou uma palestra sobre os povos originários a partir do samba-enredo apresentado pelo Salgueiro no desfile de 2024.
por RAÍZES DA NELSON
24/04/2024
A Escola Municipal Nelson Rodrigues criou um projeto para fomentar a Educação das Relações Étnico-raciais. Este projeto gerou o Coletivo de Alunos Antirracismo (CALAR) que tem por objetivo refletir sobre as relações étnico-raciais, além de realizar ações de combate ao racismo que impactem à comunidade escolar. No mês de março, os alunos Matheus de Aguiar, Louise Victória, Myllena Ricardo, Alana Gabrielly e Patricia Pinheiro idealizaram e ministraram uma palestra sobre a cultura e a história do povo Yanomami a partir do samba-enredo de 2024 do Salgueiro. O professor de História Pedro Henrique Corrêa contribuiu com a palestra trazendo mais informações sobre o impacto de certas ações com fins econômicos, como queimadas, pecuária e minério, na vida dos povos indígenas, gerando até mesmo a morte expressiva destes indivíduos. Ao final do vídeo, foram entrevistados dois alunos, Juan e Mariana, e uma professora, Sônia Oliveira, que participaram do evento.