Cidade Ciência e Tecnologia Cultura Educação Esporte G20 Meio Ambiente Saúde
Compartilhar
Aluno com TEA conhece a Disney e a NASA através do seu resultado na Olimpíada Carioca de Matemática.
por Isabella da Silva, Izabella dos Santos, Lívia Santana, Emanuelle Lima e Eloísa Helena.
16/04/2024
Créditos ao(s) autor(es).

Lucas Juliã, aos 14 anos, participou da prova da OBMEP (Olímpiada Brasileira de Matemática nas Esco-las Públicas) tendo conquistado uma medalha, fato que se repetiu na edição de estreia da OCM (Olimpíada Carioca de Matemática). O jovem estudante, hoje com 16 anos, falou com a equipe d’O JCCB.

Lucas Juliã relatou a sua rotina de estudos na época que ele participou das Olímpiadas: “já estava preparado, pois queria participar da prova. Dava prioridade para as matérias que não era tão bom, mas ainda assim, estudava duas horas a mais para matemática, pois é minha matéria (sic) favorita”. Ele também disse que a sua prova foi bem tranquila, pois estava bem preparado.

Sobre a viagem, Lucas relatou que não sabia que a havia ganho. Para ele, o prêmio era somente um notebook e já estava bem feliz por conta disso. A viagem para os Estados Unidos foi uma imensa surpresa: “nos dias que a gente estava se preparando para ir, estávamos completamente eufóricos, porque iriamos para a Disney, para os Estados Unidos. Isso era algo que, pela nossa condição, não seria possível”. Lucas acrescentou: “desde pequeno eu tinha um sonho de ir para a Nasa. Minha mãe sempre teve o sonho de viajar de avião e ela achava que não iria poder ir, mas eu pude realizar o sonho dela, o que foi a coisa mais importante”.

Além disso, Juliã relata a sua experiência enquanto aluno da E.M. Jornalista Carlos Castelo Branco com o corpo de funcionários da unidade: “nós sempre fomos muito bem acolhidos por todos. A Castelo Branco foi uma ótima experiência para mim e para a minha irmã, foi muito importante!”. Sua mãe, Lenilda, acrescentou: “o Lucas é autista. Essa escola ajudou muito ele, muito mesmo. Qualquer coisa que ele precisasse, tinha o apoio.”

E, essa história de superação, não acaba por aí. O Jovem Lucas Juliã recebeu mais uma grande oportunidade ao ser convidado como palestrante no Rio Senac Summit. “Eu fiquei muito entusiasmado. As pessoas queriam saber da minha história e eu estava tentando focar em falar da importância dos estudos e inspirá-los de alguma forma, entende?”, disse o menino, relatando a experiência de palestrante. O jornal ficou sabendo que Lucas já tem outro evento para relatar as suas experiências.

Além disso, Lucas Juliã teve a oportunidade de conhecer o Presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro aconteceu durante a visita do chefe de Estado ao IMPA Tech (primeiro curso de graduação do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), situado no Porto Maravalley – um hub de tecnologia desenvolvido pela prefeitura do Rio de Janeiro - em agosto de 2023. O jovem foi convidado para a cerimônia por conta do seu desempenho nas Olimpadas de Matemática e teve uma rápida conversa com o presidente Lula, marcando definitivamente a trajetória desse brilhante estudante.

E ele continua nos inspirando. Ao pedirmos um con-selho para Dona Lenilda, ela disse: “às vezes, as pessoas pensam que não são capazes, por terem algum tipo de necessidade. E com todos os problemas que o Lucas teve, ele conseguiu e vai conseguir mais ainda”.

Leia a edição de março/2024 d'O JCCB. Clique aqui