O dia 20 de julho foi um dia bem agitado para quem pretendia ir aos cinemas. É que dois dos filmes mais esperados do ano estreavam nesta mesma data. Um deles é "Barbie", o live action da boneca mais amada do mundo, e o outro é "Oppenheimer", um longa mais denso sobre o inventor da bomba atômica, feito pelo cultuado diretor Christopher Nolan. Quem leva a melhor?
Se em termos de crítica e bilheteria teremos que esperar o lançamento de ambos os filmes para saber, na internet a galera já começou a escolher seu lado nessa "treta" (tudo com muitos memes, é claro). Isso porque "Barbie" e "Oppenheimer" têm poucos, mas importantes pontos em comum, o que ajudou a construir essa rivalidade. Para começar, os dois são projetos de diretores indicados ao Oscar: o primeiro é de Greta Gerwig, conhecida por "Adoráveis Mulheres" e "Lady Bird: A Hora de Voar", enquanto o segundo longa é de Christopher Nolan, responsável pela trilogia "O Cavaleiro das Trevas", do Batman, e "A Origem".
Além disso, os dois filmes contam com elencos estrelados. Enquanto "Barbie" tem Margot Robbie e Ryan Gosling nos papéis principais, "Oppenheimer" tem astros como Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Florence Pugh na equipe. Só gente boa, não é? Mas, se as semelhanças estabeleceram essa rivalidade, as diferenças entre os longas estão ajudando a galera nas redes sociais a escolher um lado. "Barbie" promete ser colorido e divertido; já "Oppenheimer" vem em cores mais escuras, inclusive em preto e branco, e aborda um tema um pouco mais sombrio.
No fabuloso live action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland, o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia. Porém, uma das bonecas, interpretada por Margot Robbie, começa a perceber que, talvez, sua vida não seja tão perfeita assim, e se questiona sobre o sentido de sua existência.
Por outro lado, em 1942, Oppenheimer reúne um time de elite de cientistas em busca da criação e aperfeiçoamento da bomba atômica, no chamado Projeto Manhattan. As imagens do físico em diferentes momentos da experiência, e também os conflitos sociais e políticos da época, aparecem já nos trailers do filme.
Por fim, uma curiosidade é que os dois filmes juntos já arrecadaram mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria.