Cidade Ciência e Tecnologia Cultura Educação Esporte G20 Meio Ambiente Saúde
Compartilhar
Projeto Encantados
O livro Encanto trabalhado com os alunos da rede
por Lara Conceição (Marechal News)
18/07/2023
Créditos ao(s) autor(es).

Na primeira participação da Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen na Festa Literária (FLIT),  a FLIT é uma iniciativa da Gerência de Educação da 8ª CRE, dedicada à formação de leitores e promoção da leitura nos territórios sob sua coordenação. Nossa festa literária nas escolas tem como objetivo ampliar o contato com o universo dos livros, proporcionando momentos encantadores de leitura e atividades culturais. Para contribuir com essa proposta, faremos a distribuição de livros.

Na nossa escola, encontramos um  encantamento nos alunos que dificilmente encontramos em uma atividade normal, essa atividade conseguiu despertar o interesse na leitura, na oralidade,  aumentando, assim, o engajamento dos alunos nas atividades propostas pelos professores.

O protagonismo do aluno na leitura do livro é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e o enriquecimento do processo de aprendizagem. Quando o aluno se torna o protagonista, ele assume um papel ativo e participativo na experiência de leitura.

O livro foi trabalhado com os alunos em sala de aula, Encanto conta a história de uma família extraordinária, os Madrigal, que vivem escondidos nas montanhas da Colômbia, numa casa mágica, numa cidade vibrante, num lugar maravilhoso e encantador chamado Encanto.O mágico Encanto abençoou cada criança da família com um dom único, desde a superforça à capacidade de mudar o tempo. Todas menos uma: Mirabel. Mas quando ela descobre que a magia que envolve Encanto está em perigo, Mirabel percebe que ela, a única Madrigal normal, pode ser a última esperança da sua família excepcional.

Além disso, o livro traz 5 atividades relacionadas à história correlacionando a leitura com o lúdico fazendo assim a gamificação com as turmas do 6º ano.

Os alunos adoraram as atividades propostas pelos professores e pelos livros, muitos alunos perceberam que a participação foi maior com essa atividade diferenciada, essa percepção foi compartilhada entre as professoras Diana e Karen que trabalham a Língua Portuguesa em sala de Aula.