Cidade Ciência e Tecnologia Cultura Educação Esporte G20 Meio Ambiente Saúde
Compartilhar
As consequências das operações policiais na vida de estudantes de comunidades
A violência tem atrapalhando a vida escolar de muitos alunos
por Luiz Gabriel (Marechal News)
12/06/2023
Créditos ao(s) autor(es).

A operação policial é uma ação que tem como objetivo combater o crime e garantir a segurança da população. No entanto, a operação policial pode ter consequências negativas na vida de um estudante.

A primeira consequência é o medo. Quando uma operação policial ocorre no bairro ou na comunidade onde um estudante vive, é natural que ele sinta medo. O clima tenso causado pela presença da polícia, a movimentação de viaturas e a presença de armas podem deixar o aluno ou qualquer pessoa, no mínimo, apreensiva.

Além disso, a operação policial pode afetar a rotina de estudos do estudante. Quando ocorre uma operação, geralmente o comércio local fecha e as escolas próximas suspendem as atividades.

Outra consequência é a sensação de insegurança. Apesar da operação policial ter como objetivo combater o crime e garantir a segurança da população, a presença da polícia, em si, pode gerar desconfiança e insegurança na comunidade. O estudante pode se sentir vulnerável diante da violência que ocorre em seu entorno, e pode ficar receoso em transitar pela região.

Você percebe que a condição de segurança pública nas escolas que estão localizadas em bairros mais nobres é um dos fatores levados em conta durante a educação escolar. Não há tiroteios ou operações nesses bairros. Já nas favelas, as crianças convivem com esse fator frequentemente. Agora, a gente para e pensa: se uma simples separação entre os pais já afeta o desenvolvimento da criança, de forma psicológica, imagina lidar com o cenário de operações policiais constantes? E pior, perder uma colega ou amigo próximo durante elas? Estamos falando de crianças e adolescentes.

Além do clima tenso de disparos de armas de fogo, percebemos que os estudantes nas comunidades convivem com uma estrutura insuficiente nas escolas públicas, com a falta de energia elétrica, água e de materiais para uso comum. Uma situação que tem sido um problema repetido nos centros de ensino.

A gente que é pobre, e sempre busca maneiras de garantir a educação, lida com diversas pedras pelo caminho, como a falta de acesso à escola. Por causa da pandemia, o desenvolvimento de muitos alunos foi prejudicado.

Logo no primeiro dia de aula, 6/2 teve operação e não tivemos aula por isso, infelizmente, em média, uma vez por semana tem operação dentro da Vila  Kennedy e a diretora tem que fechar a escola visando a segurança dos alunos e dos funcionários da nossa escola.

Por fim, a operação policial pode gerar traumas psicológicos. A violência e a sensação de insegurança podem levar o estudante a desenvolver quadros de ansiedade e depressão, comprometendo não só o seu desempenho acadêmico, mas também a sua qualidade de vida.

Em suma, a operação policial pode ter várias consequências na vida de um estudante. É importante que as autoridades responsáveis pelas operações adotem medidas para minimizar esses impactos e garantir a segurança da população sem prejudicar a rotina e a saúde mental da comunidade.