Cidade Ciência e Tecnologia Cultura Educação Esporte G20 Meio Ambiente Saúde
Compartilhar
Quais são os interesses do conflito EUA x China por causa de Taiwan?
Conheça os interesses comerciais no território capitalista chinês
por Mariana do Nascimento (Marechal News)
12/06/2023
Créditos ao(s) autor(es).

Taiwan teve origem com a vitória da Revolução Chinesa, em 1949, a derrubada do governo de Chiang Kai-shek e a instauração do governo socialista de Mao-Tsé Tung. Chiang Kai-shek, que governou a China desde 1927, refugiou-se com seu Estado Maior e cerca de 2 milhões de chineses na ilha de Taiwan ou Formosa, situada a 130 km do litoral da parte continental da China e separada desta pelo estreito do mesmo nome. Formou-se na ilha um governo autônomo com o apoio dos Estados Unidos. O território de Taiwan é densamente povoado.

Taiwan é, de fato, um país que se autogoverna há mais de 70 anos. Taiwan tem capital, governo, moeda, hino, bandeira, forças armadas, poderes independentes, 13 partidos com representantes eleitos e uma característica que irrita profundamente Pequim.

Em 1949, Taiwan e China eram territórios governados pelo mesmo partido, habitados pelo mesmo povo, com a mesma língua, a mesma cultura e os mesmos índices socioeconômicos. Taiwan é uma democracia com amplos Direitos Humanos - o primeiro país da Ásia a permitir o casamento gay e com a primeira ministra de Estado transexual do mundo. A internet em Taiwan é livre, assim como a imprensa, as igrejas, os sindicatos, o mercado e as organizações sociais.

Taiwan, o epicentro de uma tensa crise entre os Estados Unidos e a China, é um dos territórios mais indefinidos do atual cenário geopolítico mundial e um dos mais estratégicos para potências mundiais. Para a China, trata-se de uma província rebelde que segue fazendo parte de seu território. Já para o governo de Taiwan, a ilha é um estado independente, gerido por uma constituição própria e por décadas foi considerada o próprio governo chinês, no exílio. Isso porque os atuais governantes de Taiwan foram os inimigos derrotados pelos comunistas que governam atualmente a China.